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26 de Abril de 2024

Cinco questões que nunca irão mudar na advocacia

Publicado por Andressa Garcia
há 9 anos

1. A IMPORTÂNCIA DA REPUTAÇÃO AO LONGO DA CARREIRA. Em 2018 serão 1 milhão de advogados e diante de tanta concorrência o que o blindará é a reputação que construiu ao longo da carreira e também da marca jurídica do escritório. Investir cada vez mais no marketing jurídico ético, na habilidade de se comunicar com os clientes e a equipe. Para ter uma reputação coletiva, é necessário criar a cultura de ensino constante. Uma dica prática é a cada 15 dias um dos sócios ensina o que lhe trouxe sucesso e igualmente o insucesso. Isto molda as características essenciais da equipe jurídica e administrativa seja para o comportamento nos tribunais, com clientes e internamente. E seguramente isto transpira para contagiar a marca jurídica e evoluir na reputação do seu escritório. Porém esta reputação tem que ser renovada a cada ano, por todos os anos. Exatamente por isto que existe o conceito de advocacia sustentável, para que uma determinada banca dure centenas de anos.

2. A PRODUÇÃO INTELECTUAL PARA A CONSTRUÇÃO DA MARCA JURÍDICA. Pontes de Miranda compreendia que o capital intelectual era o conjunto mais expressivo para a construção de um nome no meio jurídico. Ele e tantos outros grandes juristas do presente e passado. Curiosamente as novas gerações julgam que rapidamente fazer uma pós-graduação lhe traz diferenciação. Não, infelizmente com a proliferação das mais de 1100 faculdades de direito e outras centenas de cursos não é mais assim. Mas se usar isto somado a capacidade de escrever e falar em público cada vez mais e melhor como se participasse de uma competição, é quase impossível não se destacar.

Os empresários que atuam no setor precisam de segurança jurídica e alta expertise para tomarem decisões de milhões de reais. O alto risco não deixa margem para erros jurídicos. Mas, ele irá contratar com uma indicação de alguém, que foi originada porque viu uma palestra do advogado, leu um livro técnico, atuou em conjunto em outro projeto ou pesquisou na internet onde havia centenas de referências que somente existem por conta da produção intelectual direcionada e com o foco absoluto.

3. A CAPACIDADE DAS IDEIAS DE SURPREENDER O MERCADO. Podemos chegar a uma conclusão inesperada: são poucos os que produzem material com capacidade de influir as pessoas e sendo assim o universo da internet se reduz e abre oportunidades para quem aceita o desafio de lutar diariamente para ser uma referência. Monte uma equipe multidisciplinar, inclusive com o seu cliente junto e construa novas interpretações ou produtos jurídicos inéditos. É acabar com a prática de tentar criar sozinho, tão peculiar a advocacia e cada vez mais inútil diante da sociedade da informação.

Como afirma Jack Trout, ou se busca a diferenciação plena ou ficará condenado a disputar mercado jurídico baseado somente em preço.

4. A EMPATIA NA RELAÇÃO COM O CLIENTE E A EQUIPE. É a capacidade de compreender sentimento dos seus clientes e dar respostas de acordo com as características individuais. Identificação com outra pessoa de maneira a torná-la simpática a sua advocacia. Os grandes advogados sempre encantaram igualmente a equipe e seus clientes, afinal, um é o reflexo direto do outro. O ambiente de trabalho jurídico deve ser o melhor possível, mas de alto profissionalismo. E não deve ultrapassar as 8 horas, porque se isto ocorre é devido a falta de gestão de tempo e prioridades. A qualidade de vida e a capacidade de prosperar em conjunto dão a tranquilidade necessária para gerar a irradiação da empatia. Um cliente que precisa urgentemente de uma cirurgia negada pelo plano de saúde ou um empresário que sem saída tem que entrar em recuperação judicial precisa ser compreendido, não nas questões técnicas, e sim no turbilhão de emoções que sentem. Quando um capitão de navio enfrenta uma tempestade, sua empatia fala mais alto e a tripulação o obedece porque o respeita. Aqueles que não compreendem essa mensagem devem no próximo porto saírem da embarcação.

"EM 2018 SERÃO 1 MILHÃO DE ADVOGADOS E DIANTE DE TANTA CONCORRÊNCIA O QUE O BLINDARÁ É A REPUTAÇÃO QUE CONSTRUIU AO LONGO DA CARREIRA E TAMBÉM DA MARCA JURÍDICA DO ESCRITÓRIO"

5. DESCOBRIR O FOCO DA CARREIRA CADA VEZ MAIS CEDO. Com tantas áreas no Direito e a era dos especialistas predominando sobre a clínica geral descobrir o quanto antes o que deseja é altamente diferenciador. Descobrir que quer ser um advogado ambientalista acelera o ritmo da carreira e permite conhecer como as outras áreas do Direito se conectam com o objeto de estudo. A mesma questão funciona com uma banca de advocacia de pequeno porte que decide investir em Tributário. A marca jurídica se torna convergente, atrai pessoas, talentos e projetos. Desde que esteja legitimada perante a um segmento. Por exemplo, ser a referência em tributário no agronegócio. Quanto mais se estuda verdadeiramente o negócio do cliente mais se torna um solucionador de problemas.

São decisões complicadas, mas que tendem a serem mais acertadas que apostar em todos os caminhos. Como se sabe, aquele que não escolhe um caminho chega a onde não deseja.

Fonte: Bertozzi, Rodrigo*: Cinco questões que nunca vão mudar na advocacia. Disponível em: Revista Visão Jurídica. Acesso em: 12/08/2015.

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A relação do advogado com o cliente.

Infelizmente os advogados em geral querem distância do cliente após a contratação dos serviços. Não disponibilizam um tempo mínimo periodicamente para dar pelo menos uma satisfação sobre o andamento do processo. Àqueles advogados que dedicarem um mínimo de atenção após a contratação, terão com certeza uma boa fatia do mercado, pois este é o melhor marketing: os comentários do cliente a respeito do advogado. continuar lendo

Essas questões servem para todas as carreiras. Todas sem exceção, sejam profissionais autônomos, empregados, todos. Infelizmente as pessoas pensam apenas em ganhar dinheiro, ficar rico, comprar um carrão e acham que isso vem do dia para a noite e de graça. Não imaginam quanto trabalho, estudo, tempo e esforço são necessários para se implementar de fato as cinco questões abordadas acima. É por isso que existem, em todas as profissões, os Profissionais e os profissionais. O mercado cuida de separar um do outro. continuar lendo